O diretor de animação e guionista japonês Shinji Takamatsu (Gintama, Mobile Suit Gundam Wing, RobiHachi) revelou no Twitter o estado atual da indústria de animação japonesa e a sua dependência de investimentos da China. Takamatsu escreveu:
最近のアニメは、制作期間が長くてどのへんでピークがくるのか予想しづらい。前は放送中が一番忙しかった。全話納品が増えたせいだが、その主な理由は中国の考査で、放送3ヶ月前には考査にかける必要がある。国内でペイするのが難しい状況では海外番販は必須なのだ。
— 高松信司 (@takama2_shinji) May 28, 2021
“O período de produção dos animes hoje é tão longo que é difícil prever quando chegará o clímax do processo. No passado, era mais movimentado quando a série já estava a ser exibida. Agora isso não acontece. Isso deve-se ao aumento da produção de séries com todos os episódios finalizados, o que por sua vez se deve ao processo de revisão da China, que exige o trabalho concluído três meses antes da exibição. Numa situação em que é difícil conseguir dinheiro no Japão, as vendas no exterior são agora vitais.”
Takamatsu continuou afirmando:
“Ontem, tive uma reunião sobre um projeto que vai estrear no outono de 2021 (outubro-dezembro) e outro que vai estrear na primavera de 2022 (abril de 2022), que exaustivo! Na indústria, se alguém disser: “Entregue os episódios três meses antes da estreia!”, Não temos escolha a não ser seguir essas instruções e não temos autoridade sobre a gestão da indústria.”