Os japoneses são conhecidos por serem muito cumpridores das regras e como tal o 6º episódio da adaptação para série anime da novel Super Cub de Tone Koken (história) e Hiro (ilustração) foi criticado por violar as leis de transito.
O que aconteceu no episódio? Acontece que Koguma e Reiko montaram juntas uma moto com Koguma a dirigir, uma ação que não é permitida no Japão até um ano após a obtenção da carta de condução de motos.
A situação gerou polémica a tal ponto que chegou às manchetes de populares jornais como o Yahoo! News Japan, onde também foi notado que a obra original especifica que Koguma está ciente de que está a cometendo um crime, algo que foi omitido na adaptação animada o que acabou por remover a coerência narrativa. Além disso, o fato de a situação se tornar viral também fez com que a polémica chegasse aos ouvidos do autor Tone Koken que escreveu o seguinte no twitter:
目の前で悩み苦しむ礼子より
道交法や先生の言いつけを守る
僕はそんなヒロインは書けないし決して書かない原付アニメ「スーパーカブ」、二人乗りに「違反」の指摘も 製作サイドが語った演出意図(弁護士ドットコムニュース)#Yahooニュースhttps://t.co/xvcABvDzwp
— トネ・コーケン【スーパーカブ7 三月三十一日発売】 (@tone_koken) May 26, 2021
“Depois de ver Reiko sofrer à sua frente, Koguma resolve obedecer às leis de trânsito e aos seus professores, é um tipo de personagem que nunca poderia escrever. Na adaptação animada de “Super Cub”, a produção disse-me de antemão que o fato de as duas andarem de scooter era uma violação das leis de trânsito.”
O autor da adaptação para mangá, Kanitan, também se pronunciou:
漫画やアニメに限らず、娯楽作品ってのは教科書じゃないので、登場するキャラクターが絶対に正しくある必要なんて無いと思っております。
— 蟹丹@カブ5巻2/10発売 (@kanitoon02) May 26, 2021
“Não apenas em mangá e anime, mas qualquer trabalho de entretenimento, nenhum deles são livros didáticos, então não vejo necessidade de as personagens serem absolutamente corretas.”
Reki Kawahara, autor de Sword Art Online, também se juntou aos comentários, afirmando:
作品の世界観やキャラ性、カラーによってある程度自動的に決まる「エシックライン」みたいなものがあると思うんですよね。ゴールデンカムイで直に焚き火してても何も思いませんがゆるキャン△で芝生直火したら(やりませんが)アカーン!てなるでしょう。この件はちょうどそのライン上なんじゃないかな https://t.co/B6BSlxgwqm
— 川原礫;SAOP8巻6月発売 (@kunori) May 26, 2021
“Acho que existe algo chamado “limite ético” que é automaticamente determinado na sua extensão pela construção do mundo, pela caracterização e pelo tom de uma obra. Não acho que ninguém causaria o caos se alguém violasse a lei em Golden Kamuy, mas se isso acontecer em Yuru Camp, certamente haverá. Eu acho que é isso o que está a acontecer aqui.”
A animação é da responsabilidade do Studio Kai (2ª parte da adaptação para série anime do mangá 7SEEDS), a direção é de Toshiro Fujii (Boruto: Naruto Next Generations), a história é de Toshizo Nemoto (Macross Delta, Last Hope, Inu X Boku Secret Service) e o design de personagens é de Tōru Imanishi (Girly Air Force, WorldEnd).
Quanto a seiyuu temos:
- Yuki Yomichi como Koguma
- Ayaka Nanase como Reiko
- Natsumi Hioka como Shii Eniwa
A história da novel desenrola-se à volta de Koguma, uma menina do ensino médio em Yamanashi. Ela não tem pais, amigos ou hobbies, e a sua vida diária é vazia. Um dia, Koguma compra uma moto Honda Super Cub usada. É a primeira vez que ela vai para a escola de moto. Ficar sem combustível e recorrer a desvios torna-se uma pequena fonte de aventura na vida de Koguma. Ela está satisfeita com esta estranha transformação, mas a sua colega de classe Reiko acaba por lhe dizer que ela também vai para a escola de moto. Um clube Super Cub começa a abrir o mundo de uma menina solitária, apresentando-a a uma nova vida quotidiana e amizade.
A Sneaker Bunko começou a publicar a novel em maio de 2017. Kanitan começou a lançar em dezembro de 2017 na Comic Newtype da Kadokawa uma adaptação para mangá.